A importância do corpo no processo ensino-aprendizagem

Para Alícia Fernández ( Psicopedagoga Clínica – Argentina) – O corpo está relacionado à vida , a uma dimensão maior do que o organismo . “Organismo é um sistema de auto- regulação inscrito , enquanto o corpo é um mediador , um sintetizador de comportamentos eficazes para a apropriação do sujeito . O corpo acumula experiências , automatiza movimentos .”( Fernández , Alícia – 1991).

Para Pierre Weil ( Psicoterapeuta / Psicodramatista ) “O corpo é um centro de informações . É uma linguagem para nós mesmos , linguagem essa que não mente . Nosso corpo “fala” através de nossos gestos e movimentos .” ( Weil , Pierre – 1986)

Na minha prática profissional de 13 anos , posso afirmar que o corpo está todo tempo presente na aprendizagem humana . Nesses últimos cinco anos minha intervenção tanto clínica como educacional atingiu uma dimensão mais qualitativa e quantitativa com as crianças que trabalho , tomei conhecimento mais profundo da produção da Arte Educadora Bia Bedran . Ela nos traz um “Corpo Cantado”: um corpo que sente, que dança , que pensa, que canta, ou seja, um “Corpo Musical”

Através da Neuroaprendizagem sabemos que se nossas aulas estiverem fundamentadas nos canais visuais , auditivos e táteis , a aprendizagem acontece de forma mais eficaz . O conhecimento adquirido pela criança vira “proteína”, ganha um novo sentido e como consequência a retenção do aprendizado .

Em 1995 , tive acesso ao CD: A Caixa de Música de Bia e constatei que seu trabalho favorece o uso do corpo na aprendizagem através da música – ( todos os canais são estimulados , porém em predominância : o auditivo e o tátil ).

Tanto na Clínica Psicopedagógica como na Escola ,o trabalho de Bia é facilitador, podemos trabalhar tanto na reabilitação de um paciente que teve uma lesão ou uma disfunção , como podemos trabalhar com nossos alunos que não tiveram nenhuma interferência seja qual for a ordem ( orgânica , cognitiva ou emocional). Acredito sinceramente que os professores da Educação infantil , do Ensino Fundamental e do Ensino Médio deveríam ter acesso à esse material , trabalhando os conteúdos cognitivos do plano de curso utilizando os recursos do brinquedos cantados de Bia Bedran.

No Cd ( As Aventuras da Menina Bia) trabalhamos simultaneamente com os dois hemisférios cerebrais através do “Jogo Cantar”( Bia Canta / Bia Calada) . Ideal para pacientes que tiveram uma lesão na área da linguagem ( hemisfério esquerdo ) instalando o caminho da reabilitação através da musicalidade ( hemisfério direito) conseguindo então uma reintegração do sujeito – estimulando outras áreas do cérebro .

As aventuras da menina Bia tem como pano de fundo a história de uma menina que perde seu anel no mar , para ajudar a encontrar seu anel , a criança passa por jogos de memória , de pensamento antecipatório ( Resta 1 da Bia) e quebra – cabeças objetivando a construção da imagem total e estimulando a área de reconhecimento do cérebro .

A música Desengonçada ( A Caixa de Música da Bia ) é funcional tanto para clínica como para a escola , além de trabalhar conceitos de lateralidade , a criança pode construir sua imagem corporal e o conhecimento do seu corpo e do seu colega através da dinâmica (Gepeto x Pinóquio ). Dessa forma a aprendizagem se dá de uma forma lúdica e prazerosa, resgatando e ressignificando o vínculo: aluno x escola x conhecimento .

A música : É bom cantar ( A Caixa de música da Bia ) é um convite a reflexão , pois no mundo globalizado e “congestionado” que vivemos é necessário voltarmos: a ouvir , sentir, pensar, para agirmos de forma mais humanizada . A escola pode trabalhar a questão filosófica com a música na forma de texto e estimular as crianças o porquê e o benefício de pensar , cantar , ouvir e sentir . Bia nos traz uma leitura crítica na música Videodinha sinalizando para as crianças a importância da leitura além dos jogos de vídeo game e televisão . Todas as suas produções tem um caráter Educativo e Transdisciplinar , sua grande obra passa por conceitos de ética , verdade , fidedignidade , respeito entre outros .

O lançamento do momento é o Cd : Dona Árvore – Além da linguagem poética , Bia nos remete a uma reflexão ecológica numa tentativa de restaurar o que é ser : Humano , além das crianças esta obra com certeza poderá “flechar” um adulto sensível e comprometido com a construção do Ser e do Saber .

Vale a pena conferir !

O movimento do corpo tem que partir de nós!

Publicado em 01/01/2000

Dulce Consuelo R. Soares – Psicopedagoga Clínica/ Institucional/ Pedagoga/ Professora de Arte Educação da Unesa no RJ/ Professora de Filosofia da Esil Sociedade Educacional e Autora do Livro infantil: A Caixinha de Insetos de Pedro: uma leitura psicopedagógica da escola do aluno e do professor

A importância do corpo no processo ensino-aprendizagem
Classificado como: