Inteligência Emocional: Teórico e Vivencial

 

CONTEXTO

Best seller mundial, o livro “Emotional Inteligence” do Ph.D. em Psicologia e jornalista do The New York Times, Daniel Goleman, está revolucionando tudo que se acreditava saber sobre o que é ser inteligente, ter sucesso, maturidade e equilíbrio emocional.

As organizações do 3º milênio já estão reorganizando suas abordagens em seleção, avaliação, acompanhamento, treinamento e desenvolvimento de profissionais conforme as mais modernas descobertas e constatações científicas da área de humanas, notadamente as comportamentais e neurológicas.

Essas mudanças, na verdade, já vinham começando a ocorrer timidamente. Agora dispararam e vêm sendo cobradas dos profissionais das áreas de educação e treinamento na forma de revisão de posturas, atitudes, parâmetros de avaliação e, principalmente ferramentas utilizadas para alcançar resultados efetivos.

OBJETIVOS

Atualizar os participantes quanto às bases da Inteligência Emocional à nível teórico no que concerne tanto aos aspectos psicológicos quanto neurofisiológicos, em linguagem simples e acessível;

Desenvolver o QE – Quociente Emocional – através de métodos, técnicas e sistemas integrados, vivenciais e holísticos que podem ser utilizados como ferramentas por profissionais de diversas áreas que atuem com grupos;

Em suma, ensinar, reciclar e treinar os participantes, propiciando – simultaneamente – seu próprio crescimento pessoal e profissional.
PROGRAMA

Quais são e para que servem as emoções;

A natureza da Inteligência Emocional;

Os 5 principais aspectos que determinam o QE e as técnicas e métodos para desenvolvê-los;

Como reconhecer e administrar emoções em si mesmo e nos outros;

A nova abordagem da cooperação como estratégia de desenvolvimento do QE;

Exercícios teóricos, práticos e vivenciais para ampliação das percepções e recuperação da intuição em equilíbrio com a razão.

Inteligência Emocional: Teórico e Vivencial