Comida é a causa de andarmos sobre dois pés?

A gula pela sobrevivência. Esse pode ser o motivo de andarmos na posição vertical utilizando apenas as extremidades inferiores (nossos pés), de acordo com pesquisa internacional publicada no periódico “Current Biology” (Biologia Atual, em tradução livre).

De acordo com pesquisadores de Portugal, Reino Unido e Japão, a necessidade de conseguir e de carregar mais comida, de modo mais eficiente, nos levou ao bipedismo, um dos mistérios da evolução.

Em zoologia, a bipedia é regra entre as aves, mas rara entre os mamíferos e os répteis. E é uma das características chave que nos diferencia de chimpanzés e gorilas. Além disso, essa mudança, que liberou nossas mãos para todos os tipos de trabalhos manuais, como carregar ferramentas e segurar armas, por exemplo, foi fundamental, segundo os cientistas.

Utilizando chimpanzés selvagens da floresta de Bossou, na Guiné, como modelos para os primeiros hominídeos, eles descobriram que uma disponibilidade limitada de comida torna o animal bípede, a fim de carregar mais comida, mais rapidamente.

De acordo com os pesquisadores, esses chimpanzés da Guiné estão enfrentando um desmatamento sério em seu habitat. Eles observaram o que os animais fariam se aparecessem nozes mais atraentes do que as que eles normalmente têm acesso.

Quando as nozes eram introduzidas em grandes quantidades, os macacos não só paravam de coletar as outras como coletavam três vezes mais comida.

Coincidência ou não, os primeiros sinais de bipedismo vêm de um tempo de mudanças climáticas que reduziu florestas inteiras há 5 milhões de anos.

 

FONTE: [Science]

[NEUROGASTRONOMIA] Comida é a causa de andarmos sobre dois pés?
Classificado como: